Endereço: Rua Ruggero Fasano - Morumbi
Telefone: (11) 97186-4232
e-mail: juliana.beal@einstein.br

Mamografia 3D: Avanços tecnológicos e benefícios no diagnóstico

Mamografia 3D: Avanços tecnológicos e benefícios no diagnóstico

A mamografia 3D, também chamada de mamografia digital com tomossíntese, é um grande avanço para a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso porque essa tecnologia traz imagens mais detalhadas das mamas, permitindo uma avaliação mais precisa e eficaz especialmente em algumas pessoas.

Saiba abaixo tudo sobre a mamografia 3D, quem deve buscar essa variação do exame comum e mais informações úteis sobre o câncer de mama e a oncologia.

Mamografia 3D: o que é

A mamografia 3D é um exame de mama em alta definição que usa uma técnica chamada tomossíntese digital. Dessa forma, o exame é capaz de capturar múltiplas imagens da mama em ângulos variados. Essas imagens são então usadas para criar um modelo 3D digital da mama, algo que ajuda a visualizar de maneira detalhada o tecido mamário.

Mamografia 3D e exame convencional: diferenças

O exame convencional de mamografia produz apenas duas imagens bidimensionais, uma de cada seio. Isso faz com que as “camadas” de tecidos se sobreponham, algo que pode prejudicar a detecção de anomalias. Enquanto isso, a mamografia digital com tomossíntese (mamografia 3D) permite a visualização de cada camada, reduzindo as chances da sobreposição esconder lesões.

Ela é, portanto, mais precisa, favorecendo o diagnóstico de lesões de difícil identificação. Isso é um avanço especialmente para a detecção precoce do câncer de mama.

Como se faz a mamografia 3D

O procedimento da mamografia 3D é parecido com o da mamografia convencional. Para realizá-lo, a paciente fica em pé e posiciona a mama entre duas placas que a comprimem. Essa compressão é importante para que as imagens sejam o mais claras possíveis.

A diferença entre os procedimentos está na tecnologia usada, que, a partir do mesmo posicionamento, captura múltiplas imagens em ângulos diferentes. Isso proporciona uma visão tridimensional da mama.

Quem deve preferir a mamografia 3D

A mamografia 3D oferece benefícios a todas as pessoas com mamas. Ela é, no entanto, especialmente importante para pessoas que têm mamas mais densas, visto que essa densidade alta do tecido pode mascarar tumores em mamografias convencionais.

Além disso, pessoas que têm histórico familiar de câncer de mama e aquelas que obtiveram resultados inconclusivos em mamografias convencionais também podem se beneficiar dessa tecnologia avançada.

Mamografia 3D em São Paulo

Na capital paulista, a mamografia 3D está disponível em diversos centros de diagnóstico e hospitais personalizados. Para recorrer a este exame, indica-se buscar um oncologista especialista em câncer de mama, que poderá dar as melhores orientações sobre a necessidade e a frequência do exame. Além disso, esse médico pode indicar os locais mais apropriados para realizá-lo.

Tem dúvidas? Entre em contato e marque sua consulta! Ficarei feliz em te atender, responder a todas as suas perguntas e te acompanhar nessa jornada.

Mais sobre mamografia e câncer de mama

A mamografia 3D – ou mamografia digital com tomossíntese – é uma tecnologia capaz de capturar imagens múltiplas da mama em diferentes ângulos. Ela é diferente porque a mamografia convencional gera apenas duas imagens bidimensionais.

Sendo assim, a mamografia 3D facilita a detecção de lesões de difícil visualização ou que podem passar despercebidas em um tecido mamário mais denso.

As principais vantagens deste exame incluem:

  • Redução de falsos positivos;
  • Redução da necessidade de exames adicionais;
  • Melhor visualização das estruturas mamárias;
  • Melhor visualização de tecidos mamários densos;
  • Maior precisão na detecção do câncer de mama.
O procedimento dos dois tipos de mamografia é o mesmo. Sendo assim, a mamografia 3D também requer a compressão da mama – e, por isso, o desconforto relatado por pacientes é o mesmo. Ainda assim, ela reduz a necessidade de exames adicionais, diminuindo as chances de a paciente passar por outros desconfortos.
A mamografia 3D traz benefícios significativos, especialmente para quem tem a mama mais densa. Ainda assim, a indicação desse exame é individualizada e requer uma avaliação.

Mulheres com mamas mais densas, histórico familiar de câncer de mama ou resultados inconclusivos em exames anteriores podem ser candidatas à mamografia 3D e devem, portanto, consultar um mastologista ou oncologista especialista em câncer de mama.

Deixe um comentário

Agendar Consulta
1