O tratamento multidisciplinar do câncer
Quando se fala em câncer, o médico oncologista costuma ser o primeiro a ser associado com a doença. Ele não é, porém, o único envolvido no tratamento. A abordagem por diversos profissionais possibilita uma visão global do tratamento e, portanto, ampara melhor o paciente ao longo da jornada de recuperação.
Entenda a importância do tratamento multidisciplinar do câncer, de que forma o paciente se beneficia e saiba quais profissionais podem estar envolvidos nele.
O que é um tratamento multidisciplinar?
Um tratamento multidisciplinar é aquele que envolve mais de uma especialidade no manejo de um quadro de saúde. Nele, diversos profissionais estão a par não apenas do diagnóstico, mas das queixas e dos hábitos do paciente, das medicações usadas, dos possíveis efeitos colaterais e das possibilidades de evolução do quadro. Sendo assim, os benefícios de cada terapia são somados e favorecem o paciente.
Principal objetivo do tratamento multidisciplinar
Os principais objetivos do tratamento multidisciplinar é o de abranger melhor as necessidades do paciente. Com um profissional dedicado especificamente a uma área da saúde, o paciente tende a ter suas demandas atendidas de forma mais completa.
A importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento do câncer
Complexo, o câncer, além de surgir nas mais variadas estruturas do corpo, costuma gerar sintomas variados além do órgão acometido. É possível que o paciente apresente manifestações que abrangem desde dor e falta de apetite a problemas de mobilidade, fala, visão, entre outros.
Além disso, é comum que o próprio tratamento e medicações causem efeitos colaterais que podem ser amenizados com terapias complementares, como acupuntura ou dietas específicas. A inclusão de atividade física bem orientada e o acompanhamento psicológico também podem aumentar a qualidade de vida e contribuir de maneira positiva com o tratamento.
A necessidade do acompanhamento de outros médicos também é uma realidade por conta da complexidade da doença. Desde o diagnóstico até o tratamento, diversos profissionais precisam ser acionados. Podemos destacar, por exemplo, as especialidades cirúrgicas para a remoção de tumores, como o mastologista no caso do câncer de mama. Já os profissionais de áreas clínicas podem ser acionados para manejo de dor, acompanhamento de sistemas afetados ou aplicação de um plano de cuidados de suporte/paliativos (que visa o conforto do paciente, independente da busca pela remissão ou cura).
Tratamento multidisciplinar do câncer: quem pode estar envolvido?
Além de oncologistas especializados em diferentes áreas e tumores, o tratamento multidisciplinar do câncer pode contar com cirurgiões, radio-oncologistas, médicos intervencionistas, paliativistas, geriatras, geneticistas, radiologistas, patologistas, fisiatras, anestesistas e especialistas em dor, entre outros. Estas equipes, inclusive, não têm apenas médicos, e contam também com profissionais da saúde de outras áreas.
Principais profissionais envolvidos com os pacientes oncológicos:
- Enfermeiro
- Fiosioterapeuta
- Educador físico
- Nutricionista
- Psicológo
- Dentista
Veja mais artigos sobre câncer de mama em nosso blog.