Endereço: Rua Ruggero Fasano - Morumbi
Telefone: (11) 97186-4232
e-mail: juliana.beal@einstein.br

Estágios do câncer de mama

24 de novembro de 2023 Dra. Juliana Beal 1 comentário

Estágios do câncer de mama

O câncer de mama apresenta cinco estágios: de 0 a 4, sendo 0 inicial e o 4 a apresentação mais avançada. A velocidade de progressão e o comportamento do câncer variam muito de acordo com o tipo de câncer, assim como as opções de tratamento adotadas. 

 

Quais são as fases do câncer de mama?

Os tipos de estágios de câncer de mama são  definidos pela extensão do acometimento da doença e também pela estrutura das células cancerosas – quanto mais diferentes de uma célula saudável, mais avançado. 

Os estágios são divididos em 5. São eles:

 

  • Estágio 0 ou carcinoma in situ;
  • Estágio 1;
  • Estágio 2;
  • Estágio 3 ou localmente avançado;
  • Estágio 4 ou metastático.

 

No estágio 0, o câncer ainda afeta apenas seu sítio primário – exatamente o local em que ele se desenvolveu. Por isso, recebe o nome de in situ

 

Conforme as células cancerosas afetam outros tecidos, a classificação em relação ao estágio avança e se configura um câncer invasivo.

 

A progressão do câncer de mama depende de uma série de fatores. Alguns tipos podem permanecer por um período relativamente longo em estágios iniciais devido ao crescimento lento, enquanto outros, mais agressivos e invasivos, progridem rapidamente. 

 

O contexto que apresenta maior dificuldade de tratamento é quando um câncer com características agressivas é descoberto em estágio avançado. 

 

Tipos de estágios de câncer de mama e como são definidos

Para determinar em qual fase da doença um câncer de mama está, é necessário avaliar tipo, localização e estruturas acometidas. Essa análise é feita por meio da avaliação clínica do paciente, análises laboratoriais (como biópsias) e exames de imagem. 

 

Aí são obtidos dados como o tamanho do tumor, o quanto ele afeta os linfonodos próximos da mama, a presença de metástase em outros órgãos, características do câncer (como presença ou ausência de receptores hormonais) e até a aparência das células cancerígenas (quanto mais parecidas elas forem com células normais, mais inicial tende a ser o estadiamento da doença).

Conheça abaixo as características gerais de cada fase da doença para entender tanto qual é o estágio inicial do câncer de mama, a gravidade do câncer de mama e mais:

 

  • Estágio 0 ou carcinoma in situ: também conhecido como carcinoma intraductal ou câncer não invasivo, a doença fica contida nos ductos mamários nesse estágio da doença. Por se limitar aos ductos e não invadir outros tecidos da mama, ele é considerado o estágio mais inicial e, portanto, o menos grave de todos. Quando diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, as chances de cura são bastante altas;

 

  • Estágio 1: nesse estágio, o tumor ainda é inicial, mas segue algumas características, como tamanho menor ou igual a 2 centímetros, sem comprometimento dos linfonodos e com células cancerígenas ainda bem semelhantes às do tecido mamário normal. Aqui, o prognóstico também é bastante positivo;

 

  • Estágio 2: um câncer é classificado nesse estágio quando os tumores têm tamanho menor ou igual a 2 centímetros junto do comprometimento de linfonodos; entre 2 e 5 centímetros com ou sem comprometimento dos linfonodos; ou mais de 5 centímetros, mas sem o comprometimento dos linfonodos. Nesse estágio, o câncer segue bastante suscetível aos tratamentos;

 

  • Estágio 3: esse é o primeiro estágio em que o câncer de mama é considerado avançado e, por isso, também é conhecido como câncer de mama localmente avançado. Isso significa que ele pode ter se espalhado para os linfonodos e/ou outros tecidos mamários, mas ainda não invadiu tecidos fora da mama. As opções de tratamento para ele são parecidas com as usadas nos estágios anteriores;

 

  • Estágio 4: também conhecido como metastático, esse estágio indica que o câncer de mama tem metástases – ou seja, se espalhou para além do tecido mamário. As metástases mais comuns do câncer de mama ocorrem no cérebro, nos pulmões e nos ossos, e a possibilidade de tratamento depende do quão acessíveis e suscetíveis a medicamentos ou cirurgia esses tumores são.

 

 

Qual o grau mais grave do câncer de mama?

A gravidade do câncer de mama atinge o pico no estágio metastático. Ele é considerado avançado porque, além de já ter se espalhado para outras estruturas da mama, também acometeu outros órgãos ou tecidos do corpo. Isso torna a doença mais difícil de ser tratada.

 

O câncer de mama metastático acontece quando células cancerígenas que se originaram no seio viajam pelo organismo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. 

 

Ele pode ser diagnosticado quando um câncer não é descoberto precocemente, ou até anos depois de um diagnóstico, com a doença já tratada. Nesse último caso, o paciente desenvolve o câncer em uma parte do corpo que não o seio, mas as células da doença seguem apresentando as mesmas características de origem.

 

As propostas terapêuticas para o câncer de mama em estágio 4 focam em reduzir o tamanho dos tumores, frear o crescimento deles e amenizar os sintomas da doença. O tratamento pode incluir terapia hormonal, quimioterapia, imunoterapia, terapias-alvo, cirurgia e radioterapia.

1 Comment

  • Rosângela Carvalho Demetrio
    24 de novembro de 2023

    Obrigada por tanto esclarecimento; uma das maiores angústias da paciente é não compreender sua real situação e suas possibilidades. Ter informação inteligível é fundamental para amenização do estado emocional, clareza de cenário e entendimento das chances.

    Reply

Deixe um comentário

Agendar Consulta
1