Endereço: Rua Ruggero Fasano - Morumbi
Telefone: (11) 97186-4232
e-mail: juliana.beal@einstein.br

Medicina de precisão no tratamento do câncer

25 de setembro de 2023 Dra. Juliana Beal 1 comentário

Medicina de precisão no tratamento do câncer

A medicina de precisão é um campo da medicina que, como o próprio nome diz, estuda maneiras de lidar com doenças de forma mais assertiva. Isso é especialmente útil na oncologia, já que permite não apenas avaliar as chances de um paciente ter determinados tipos de câncer, mas ainda personalizar o tratamento para que ele foque nas particularidades daquele tumor e daquele organismo, otimizando resultados e minimizando efeitos adversos.

Entenda o que é medicina de precisão e quais tipos de tratamento de câncer ela pode beneficiar.

 

Medicina de precisão no tratamento do câncer

O câncer é uma doença com uma série de protocolos tanto para detecção quanto para tratamento. Por exemplo: normalmente, pacientes recebem o diagnóstico de câncer de mama a partir de exames de rotina (um tipo de protocolo de prevenção) – e, ao receber o diagnóstico, têm algumas opções pré-estabelecidas de tratamento para seguir (ou seja, mais protocolos).

tipos de câncer, porém, cuja prevenção é difícil. Além disso, com o tempo, médicos perceberam que alguns pacientes respondiam bem aos protocolos de tratamento, enquanto outros não tinham resposta satisfatória ao mesmo tratamento. E é em situações como estas que entra a medicina de precisão.

A medicina de precisão é baseada em quatro pilares, chamados de “quatro Ps”. São eles:

  • Predição: realização de testes ou mesmo avaliação da história pessoal e familiar da pessoa com objetivo de identificar indivíduos que tenham maior predisposição à doença;
  • Prevenção: conhecendo os fatores de risco mais relacionados ao paciente, sendo eles ambientais ou genéticos, é possível aplicar testes e exames específicos ou, até mesmo, realizar intervenções cirúrgicas a fim de reduzir as chances do desenvolvimento de um tumor;
  • Precisão: traçar um plano assertivo e individualizado levando em conta o DNA do paciente e do tumor encontrado;
  • Participação: colocar o paciente no centro de toda a jornada, como agente decisor do tratamento.

Por meio de análises genéticas detalhadas, a medicina de precisão pode identificar a predisposição de um indivíduo a certos tipos de câncer, permitindo que a prevenção se torne mais assertiva. Além disso, este ramo da medicina ainda possibilita que tratamentos sejam personalizados, algo que traz benefícios como: 

  • Maiores chances de eficácia;
  • Redução de efeitos colaterais;
  • Redução do uso de fármacos;
  • Adequação de protocolos já existentes e criação de novos.

 

Quais tratamentos a medicina de precisão beneficia

De forma geral, há dois tipos de tratamento de câncer que mais se beneficiam da medicina de precisão: terapia-alvo e imunoterapia.

A terapia-alvo contra o câncer, como o próprio nome indica, trabalha com medicamentos que têm alguma característica das células cancerígenas como alvo. Enquanto tratamentos como a quimioterapia, por exemplo, afetam tanto as células cancerígenas quanto as saudáveis, a terapia-alvo identifica alterações específicas das células do câncer.

Como dois pacientes com o mesmo tipo de câncer podem ter tumores com especificidades diferentes, e cânceres em locais diferentes do corpo não respondem da mesma forma a tratamentos-padrão, a terapia-alvo melhora a eficácia – e a medicina de precisão pode fazer parte disso a partir de análises que identificam as particularidades do tumor e do organismo do paciente. Desta forma, novos “alvos” e novas drogas são constantemente encontrados.

Em geral, a terapia-alvo é bastante usada em câncer de bexiga, de mama, de esôfago, de cabeça e pescoço, de fígado, de pulmão, de rins, de pâncreas, de estômago, de tireoide e até para linfoma, melanoma, câncer colorretal e câncer no cérebro.

Já a imunoterapia também se baseia em medicamentos, mas não para atacar diretamente o câncer. Nesta modalidade de tratamento, o sistema imunológico do paciente é estimulado para que ataque as células cancerígenas, algo que também pode se beneficiar das análises da medicina de precisão. Com ela, é possível definir a melhor forma de atingir as células cancerígenas.

1 Comment

  • Ana Paula
    25 de setembro de 2023

    Muito interessante! Parabéns!

    Reply

Deixe um comentário

Agendar Consulta
1