O câncer de mama em mulheres jovens: quais os riscos ?
Ter mais de 45 anos é um dos principais fatores de risco para câncer de mama. No Brasil e no mundo, mulheres entre 45 e 60 anos são as mais acometidas pela doença, mas o fato dela ser mais comum nessa faixa etária não torna impossível o câncer de mama em jovens.
Saiba como é o câncer de mama em mulheres jovens, quais os fatores de risco envolvidos e como mulheres com menos de 45 anos devem prevenir a doença.
É possível ter câncer de mama jovem?
Segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 9% dos diagnósticos de câncer de mama nos Estados Unidos são feitos em mulheres com menos de 45 anos. Sendo assim, é possível afirmar que, sim, mulheres nas faixas dos 20, 30 e 40 anos também podem ter a doença – mas não é comum ter câncer de mama jovem.
Diferenças do câncer de mama em mulheres jovens
Mulheres jovens e de idade mais avançada têm os mesmos tipos de câncer, mas, proporcionalmente, as mais jovens têm mais chances de enfrentar um prognóstico pior após a descoberta da doença.
Segundo o CDC, mulheres mais jovens, quando diagnosticadas com câncer, têm mais chances de descobrir a doença em um estágio avançado. Por consequência, a doença se torna mais agressiva e difícil de tratar.
Além disso, quando afeta mulheres com menos de 45, o câncer de mama pode intensificar outros fatores relacionados à convivência com a doença, como questões de autoestima, bem-estar sexual, fertilidade, entre outros.
Câncer de mama em jovens: sintomas
Os sintomas de câncer de mama em jovens são os mesmos que aparecem em mulheres de idade mais avançada. Sendo assim, eles incluem:
- Nódulo (caroço) no seio ou na axila;
- Alterações na pele do seio (pele enrugada, avermelhada, com descamação, etc);
- Inchaço da mama (ou de alguma parte dela);
- Inversão do mamilo;
- Mudança no formato e/ou no tamanho do seio;
- Dor persistente em alguma região do seio;
- Secreção sendo expelida pelo mamilo.
Fatores de risco para câncer de mama antes dos 45 anos
Não é comum que o câncer de mama aconteça entre mulheres jovens. Em geral, os riscos para se ter a doença aumentam com o passar dos anos, já que isso também significa o acúmulo de exposição a fatores cancerígenos ao longo da vida.
Ainda assim, algumas mulheres jovens têm mais propensão que outras a ter o diagnóstico da doença – e os fatores de risco para câncer de mama na juventude são:
- Histórico de mulheres que sejam parentes próximas e tenham sido diagnosticadas com câncer de mama antes dos 45 anos;
- Histórico familiar de câncer de mama em homens;
- Histórico pessoal ou familiar de câncer de ovários em qualquer fase da vida;
- Histórico de tratamento com radioterapia na infância ou no início da vida adulta;
- Tecido mamário mais denso;
- Presença de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 ou histórico familiar de pessoas com esta característica.
Como identificar câncer de mama em jovens
O primeiro passo para prevenir o câncer de mama na juventude é se atentar para os fatores de risco. No caso de haver histórico da doença aparecendo cedo em familiares próximos ou de pessoas na família com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, por exemplo, cabe consultar um médico especialista na área para entender a melhor forma de acompanhar o caso.
Além disso, na presença de algum desses fatores de risco, também é interessante controlar os fatores ambientais ligados ao aumento nos riscos de câncer de mama. É importante, portanto, manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool, praticar atividades físicas, etc.
Acompanhe nossas publicações semanais aqui.