Endereço: Rua Ruggero Fasano - Morumbi
Telefone: (11) 97186-4232
e-mail: juliana.beal@einstein.br

Carcinoma Secretor de Mama: o que é, sintomas e tratamentos

Carcinoma Secretor de Mama é um dos tipos raros de câncer de mama, representando menos de 1% dos casos da doença. Dra Juliana Beal

Carcinoma Secretor de Mama: o que é, sintomas e tratamentos

O carcinoma secretor de mama é um dos tipos raros de câncer de mama, representando menos de 1% dos casos da doença. Ele costuma se manifestar em pessoas jovens e pode atingir até mesmo crianças. 

Saiba o que é carcinoma secretor de mama, quais são suas características, como ele é tratado e mais.

 

O que é um tumor secretor de mama

O carcinoma secretor é um tipo de tumor que pode surgir em diversas partes do corpo, como mama, glândula salivar, tireóide e até pele. Uma particularidade deste tipo de tumor é o fato de que ele apresenta material secretivo em microcistos. 

Tumores secretores, independentemente de sua localização, compartilham a origem. Todos eles acontecem devido a uma alteração genética em dois genes: ETV6 e NTRK3. A incidência desse tipo de câncer de mama fica em torno de 0,2%, portanto é bastante incomum receber esse diagnóstico.

 

Quem pode ter carcinoma secretor de mama

O tumor secretor de mama também é conhecido como “carcinoma juvenil”. Isso se dá pela incidência maior dele em pessoas jovens – ou seja, pessoas com menos de 25 anos. Ele também é mais frequente em crianças e até mesmo em homens.

 

Carcinoma secretor de mama é grave?

O carcinoma secretor de mama não é considerado um câncer grave, e seu prognóstico é, na maior parte dos casos, positivo. 

Ele apresenta perfil imunohistoquímico com ausência de receptores hormonais e de HER 2. Isso significa que suas células não têm nenhuma das moléculas que serviriam como “fechadura” para determinados tratamentos, sendo considerado um câncer de mama triplo negativo.

Essa classificação, em teoria, o designa como um câncer mais agressivo e com prognóstico reservado. No entanto, no caso do carcinoma secretor, apresenta baixo índice de metástase, além de responder bem aos tratamentos disponíveis. Sendo assim, é possível afirmar que o carcinoma secretor tem cura, na maioria dos casos. 

 

Carcinoma secretor de mama: sintomas

O sintoma mais comum do carcinoma secretor de mama é a presença de um nódulo na mama. Esse nódulo é sólido, e a confirmação diagnóstica é feita por meio de biópsia.

Por ter a palavra “secretor” no nome, alguns podem achar que o principal sintoma deste tipo de câncer é algum tipo de secreção visível. No entanto, apesar da secreção mamilar estar presente em alguns quadros, ele não é um sintoma frequente. 

 

Tratamento para carcinoma secretor de mama

O plano terapêutico para o carcinoma secretor de mama começa com a cirurgia. Em mulheres com uma lesão pequena, pode ser possível realizar uma quadrantectomia – cirurgia que remove parte da mama. Já em homens, a mastectomia é indicada. Em casos de carcinoma secretor de mama invasivo, pode ser preciso também remover os linfonodos.

Após a cirurgia, pode ser necessário fazer algum tipo de terapia adjuvante. Isso serve para a eliminação de células cancerosas que podem ficar no sistema. Nesses casos, a quimioterapia e/ou a radioterapia são os mais indicados. 

Como trata-se de um tumor triplo negativo, a terapia hormonal e terapias-alvo não são consideradas.

 

Mais sobre tipos de câncer de mama e seus sintomas

Qual o tipo de câncer de mama mais raro?

Além do carcinoma secretor de mama, há outros tipos de câncer de mama raros. Carcinoma medular, carcinoma mucinoso, carcinoma tubular, tumor filoide maligno, angiossarcoma e câncer de mama inflamatório são alguns deles.

 

Quais os sintomas de câncer de mama em cada tipo da doença?

Em geral, os sintomas do câncer de mama mudam pouco de um tipo para outro. Os principais sinais da doença são:

  • Caroço no seio;
  • Alteração no formato da mama;
  • Mudança no aspecto da pele (pele repuxada, formação de covinhas, etc);
  • Dor no seio;
  • Secreção mamilar.

Uma particularidade entre os sintomas da doença está no quadro de câncer de mama inflamatório. Nesse tipo de câncer, os principais sintomas são:

  • Vermelhidão na mama;
  • Ardência no seio;
  • Pele com aspecto de “casca de laranja”.

Na presença de qualquer um desses sintomas, é indicado procurar um mastologista. Caso haja suspeita de câncer de mama, o médico encaminhará o paciente a um oncologista clínico, especialista responsável por auxiliar a diagnosticar e tratar o câncer de mama.

 

Como é a secreção mamilar do câncer de mama?

A secreção mamilar que pode acontecer em casos de câncer de mama geralmente acontece em só um dos seios. Ela é espontânea (ou seja, não é preciso manipular o seio ou o mamilo para que ela seja secretada). A coloração costuma ser transparente ou rosada (com sangue).

Por se tratar de um tipo raro da doença, é comum que a paciente diagnosticada com carcinoma secretor sinta-se apreensiva. Afinal, trata-se de um câncer com menos informações disponíveis e é possível associar sua baixa frequência a um quadro mais grave. No entanto, vale ressaltar que o câncer de mama secretor é um tipo da doença com bom prognóstico e alta resposta aos tratamentos. 

Então, ao se deparar com o diagnóstico de carcinoma secretor de mama, entre em contato com uma oncologista especialista em câncer de mama. Além de te orientar sobre as particularidades da doença, ela vai poder te apresentar suas opções de tratamento. 

Deixe um comentário

Agendar Consulta
1