
Oncologia Albert Einstein: diferenciais dos profissionais e do centro oncológico do hospital
Referência entre hospitais no mundo todo, o Hospital Albert Einstein é especialmente conhecido por seu Centro de Oncologia e Hematologia. Nele, oncologistas clínicos e mais uma série de profissionais estão preparados para ir além de diagnosticar e tratar o câncer. O foco é atender todas as necessidades tanto do paciente quanto de seus familiares e acompanhantes.
Conheça detalhes sobre a oncologia do Hospital Albert Einstein e o que diferencia seus médicos oncologistas dos demais.
Oncologia no Hospital Albert Einstein: diferenciais do oncologista e do centro especializado
Atualização e investimento constantes
O Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein conta com alguns dos melhores oncologistas do Brasil. Para além de oncologistas clínicos e cirurgiões, há uma equipe multidisciplinar de ponta que inclui enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, fisiatras, entre outros. Eles estão, assim como o hospital, em constante atualização.
Além de contar com alguns dos maiores nomes da oncologia no País, a unidade de saúde conta com diversas instalações. Entre elas, laboratórios especializados, setor de oncopediatria e banco de tumores e células.
Essas instalações contam com investimentos constantes e estão, inclusive, em estágio de ampliação. Em 2022, o Hospital Albert Einstein anunciou a aplicação de R$1,2 bilhão na construção de um novo hospital oncológico em São Paulo. A previsão é que as instalações sejam inauguradas em 2025.
Centro de última geração para tratamento do câncer
Além de reunir profissionais renomados, o time de oncologistas do Einstein tem à mão recursos valiosos em um centro de última geração.
Com 6,5 mil m² de área, o Centro de Oncologia e Hematologia do hospital é um verdadeiro pólo de excelência na assistência ao paciente oncológico.
O local é preparado com o que há de mais atualizado entre equipamentos, técnicas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Ele conta com laboratórios específicos, um centro de terapia integrativa e até mesmo um pronto-atendimento oncológico. O PS oncológico é destinado tanto a pacientes internados, quanto para pacientes externos com diagnóstico de câncer.
Pronto-atendimento oncológico em São Paulo
A Oncologia do Hospital Albert Einstein conta com o primeiro pronto-socorro do Brasil para o atendimento exclusivo a pacientes oncológicos. Inaugurado em 2015, ele recebe tanto pacientes que já estão em tratamento para câncer no hospital quanto pacientes externos com diagnóstico de câncer.
Isso traz a agilidade como mais um diferencial do Centro de Oncologia. Ele oferece atendimento individualizado ao paciente oncológico sem que ele tenha de se expor ao pronto-socorro comum. Além disso, o espaço também garante acesso a um médico especializado em seu quadro clínico, sem a necessidade de marcar uma consulta com o oncologista.
No caso de crianças, o pronto-atendimento é feito diretamente na unidade de oncopediatria do Centro Oncológico.
Hospital Israelita Albert Einstein é reconhecido mundialmente
Subindo seis posições do ranking divulgado no ano anterior, o Hospital Albert Einstein foi considerado o 28º melhor hospital do mundo em 2024 e ocupa a posição número 17 quando o assunto é Oncologia. Segundo o “The World’s Best Hospitals 2024”, ranking divulgado pela revista norte-americana “Newsweek”, o centro de saúde é ainda o melhor do Hemisfério Sul e da América Latina.
Isso, inclusive, valoriza especialmente a área voltada a pacientes com câncer. Isso porque, no ranking “World’s Best Specialized Hospitals 2024”, o hospital foi eleito o melhor da América Latina e do Hemisfério Sul nas áreas de Oncologia, Ortopedia e Gastroenterologia.
Apoio pós-tratamento oncológico
A cura do câncer nem sempre é o fim da jornada do paciente oncológico. Por isso, o Centro de Oncologia do Einstein não visa apenas o diagnóstico e o tratamento. Ele oferece também serviços que ajudam o paciente a retomar a vida após a batalha contra o câncer.
Medicina integrativa no tratamento do câncer de mama
A Medicina Integrativa visa oferecer ao paciente todas as abordagens terapêuticas que estiverem ao alcance durante o tratamento de câncer. No Albert Einstein, o Centro de Oncologia conta com um grupo de Medicina Integrativa. Seu atendimento é destinado aos pacientes e seus familiares e acompanhantes.
Todos os pacientes oncológicos internados no hospital têm acesso ao atendimento sem necessidade de marcar uma consulta. Para os que estão em atendimento ambulatorial, o acesso também é livre, mas é recomendado agendar.
Na Medicina Integrativa, são oferecidas práticas como:
- Yoga;
- Meditação;
- Alguns tipos de massagem;
- Técnicas de gestão de estresse;
- Outras terapias corporais valiosas para o bem-estar físico e mental do paciente.
Quando devo procurar um oncologista? Dúvidas sobre consultas, câncer de mama e mais
Oncologista: para que serve
O oncologista é o médico responsável por cuidar do paciente com câncer. Em um caso de suspeita de câncer de mama, por exemplo, a paciente é encaminhada para um médico ou uma médica especializada. Ou seja, recebe o encaminhamento para o oncologista.
Entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo mais comum da doença, e tem como fatores de risco histórico familiar, obesidade, sedentarismo, exposição prolongada a hormônios, histórico de tratamento prévio com radiação, consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, entre outros.
Ao receber um diagnóstico de câncer de mama, é comum ter dúvidas como “será que vou encontrar um oncologista perto de mim?”, “meu tipo de câncer tem cura?”, “quais serão os efeitos colaterais do tratamento do câncer?”.
Nesse momento, é essencial manter a calma, buscar boas referências de especialistas e ter em mente que, quando é feito o diagnóstico precoce, um câncer de mama tem grandes chances de remissão.