Os sintomas de câncer de mama.
Entre os sintomas de câncer de mama, o carocinho (nódulo) no seio costuma ser o mais conhecido. A presença dele, no entanto, não é o único sinal na mama que merece atenção. Além disso, vale ressaltar que há tipos de câncer que podem nem sequer apresentar nódulos como sintomas.
Conheça abaixo os principais sintomas do câncer de mama, sinais que merecem atenção e sinais menos comuns da doença aos quais também é preciso se atentar.
Câncer de mama: sintomas iniciais
Em boa parte dos casos, o câncer de mama não apresenta sintomas perceptíveis ao paciente e os tumores são diagnosticados durante exames de rotina. Quando os sintomas do câncer de mama aparecem, no entanto, os sinais costumam incluir:
- Nódulo no seio ou na axila;
- Alterações das características da pele da mama (textura grossa semelhante à de casca de laranja);
- Irritação na pele do seio;
- Vermelhidão ou descamação na região do mamilo;
- Dor persistente em qualquer parte do seio;
- Retração da pele ou alteração no formato ou tamanho do seio;
- Inversão do mamilo;
- Secreção sendo expelida pelo mamilo.
Onde fica o nódulo do câncer de mama?
O câncer de mama pode acontecer em todo o tecido mamário. Sendo assim, não existe um lugar específico para o nódulo aparecer – ele pode ser mais superficial, mais profundo, surgir na lateral, na axila, na parte mais central da mama, entre outros locais.
O nódulo do câncer de mama costuma ser irregular, adere a tecidos próximos e não é maleável, ficando sempre no mesmo lugar. Ainda assim, nem todo nódulo é um câncer de mama, e por isso é indicado consultar um especialista ao notar qualquer carocinho.
Onde dói quando se tem câncer de mama?
De forma geral, dor não é um sintoma tão comum de câncer de mama, mas pode acontecer. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), sentir dor persistente em qualquer área do seio (incluindo o mamilo, sintoma que pode ser acompanhado pela inversão dele) pode ser um sintoma do câncer de mama e é algo a se investigar
É normal ter espinha na mama?
Ter espinhas na mama é possível, e a acne costuma afetar especialmente a região entre os seios. O surgimento de bolinhas na mama, no entanto, pode ser um sintoma de câncer de mama, mas existe um fator que ajuda a diferenciar.
Ter uma bolinha no seio (ou um aglomerado delas) que nunca sara, por exemplo, é um indicativo de que aquilo pode não ser uma simples espinha, mas sim uma condição de pele ou sinal de câncer. É indicado, portanto, consultar um especialista.
Mama “casca de laranja” indica câncer?
Quando a pele da mama ganha um aspecto mais grosseiro e inflamado, é preciso atenção. Isso porque a mama em “casca de laranja”, como é popularmente conhecido, é um sintoma de câncer de mama inflamatório, um tipo raro de câncer de mama que representa entre 1 e 5% de todos os casos da doença.
O câncer de mama inflamatório é um carcinoma invasivo e agressivo que tem esse nome justamente porque seus principais sintomas são a aparência “inflamada” da mama. Sendo assim, é comum notar inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura em determinada região do seio e alterações na pele, deixando-a com a aparência de uma casca de laranja.
Estes sintomas do câncer de mama inflamatório surgem quando células cancerígenas bloqueiam vasos do sistema linfático e, como este tipo de câncer pode nem sequer ter um nódulo, é importante buscar um especialista ao menor sinal de que a mama aparenta estar inflamada.
O que pode ser confundido com câncer de mama?
Segundo o CDC, muitas condições de saúde causam o surgimento de nódulos nos seios, e a maior parte deles nem sequer é diagnosticada como câncer de mama. Isso vale para outros sintomas que se apresentam na pele, como vermelhidão e descamação.
Um nódulo no seio pode ser, por exemplo, um cisto, enquanto alterações na aparência da pele da mama podem indicar alergias, picadas de inseto, acne e outras condições de pele. Além disso, inchaço, vermelhidão e quentura caracterizam, por exemplo, mastite – que é uma inflamação do tecido mamário.
Ainda assim, sinais como estes seguem sendo de alerta, e é importante buscar a opinião de um especialista sobre eles.
Saiba mais sobre o câncer de mama, veja nossos outros artigos.